9 dicas para cuidar da saúde dos olhos

August 1, 2018

 

Os nossos olhos são estruturas complexas, mas também muito sensíveis. Várias doenças podem acometer a nossa visão, desde as mais simples como as alergias, até as mais complexas que comprometem permanentemente a nossa capacidade de enxergar. 

 

Por isso separamos neste artigo 9 dicas para cuidar da saúde dos olhos e mantê-los saudáveis por muito mais tempo. 

 

Continue a leitura e se informe. 

 

 

9 dicas para cuidar da saúde dos olhos 

 

 

1 - Durma no mínimo oito horas por noite 

 

Dormir é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. E aqui a quantidade e a qualidade contam muito, principalmente para os nossos olhos. Dormir menos do que oito horas por noite pode deixar a nossa vista cansada, os nossos olhos vermelhos e inchados. Essas oito horas são importantes para lubrificar o globo ocular e diminuir as agressões externas que afetam os olhos. 

 

2 - Tenha uma alimentação saudável e balanceada 

 

Comer bem é importante para a saúde como um todo. Alimentos como frutas e verduras são ricos em antioxidantes e vitaminas que protegem os olhos e a visão. Folhas verdes escuras, por exemplo, são ótimas para a retina. Já o Ômega 3, um ácido graxo essencial, ajuda na manutenção da lubrificação dos olhos. Outros alimentos que possuem vitamina A - como a cenoura, a abóbora e o mamão - são bons para a saúde da visão.  

 

3 - Use sempre óculos escuros 

 

O sol não faz mal apenas para a nossa pele. Os raios ultravioletas também podem danificar os nossos olhos. A radiação solar pode acelerar o envelhecimento da retina, deixar os olhos mais expostos ao desenvolvimento da catarata e de doenças degenerativas. Por isso é importante utilizar óculos escuros com proteção UV. Fique atento e certifique-se de que o acessório seja realmente de qualidade. Desconfie de produtos muito baratos. Ao invés de proteger os seus olhos, eles podem deixá-los ainda mais vulneráveis aos raios solares. 

 

4 - Redobre os cuidados durante o outono e o inverno 

 

O outono e o inverno são as estações mais frias e também as mais secas, cenário perfeito para que muita gente desenvolva alergias, irritações e secura nos olhos. No artigo “Saiba como tratar as irritações nos olhos durante o outono” separamos várias dicas de como manter os olhos protegidos durante esses meses. 

 

CLIQUE NO LINK E LEIA TAMBÉM NOSSOS E-BOOKS:

 

 

5 - Tenha cuidado com as lentes de contato 

 

As lentes de contato são a salvação para muita gente que precisa, mas não quer usar óculos. Mas o uso delas pede cuidados redobrados. O importante é seguir as recomendações do fabricante e nunca ultrapassar mais de 16 horas de uso diário. No artigo “9 dicas para cuidar das lentes de contato” você confere várias atitudes importantes para manter os seus olhos (e as lentes) protegidos.

 

6 - Não fume

 

Além de ser péssimo para a saúde, o cigarro também aumenta as chances de desenvolvimento de alguns tipos de catarata. Isso acontece porque o tabaco possui centenas de substâncias químicas altamente perigosas e prejudiciais para o organismo. Nos olhos, esses elementos aceleram o envelhecimento e o surgimento de doenças relacionadas à idade. 

 

7 - Evite coçar os olhos

 

As nossas mãos vão automaticamente aos olhos quando eles coçam. Mas se policie e evite esse hábito. Ao coçar os olhos podemos afetar diferentes estruturas oculares, como a retina e a córnea. O ato é ainda um fator de risco para o desenvolvimento de ceratocone e deslocamento de retina

 

8 - Não passe muitas horas na frente do computador 

 

Quando permanecemos muito tempo na frente do computador esquecemos de piscar, uma função importantíssima para o nosso organismo. O ato é responsável por hidratar e lubrificar a estrutura ocular. Quando deixamos de piscar, os nossos olhos ficam ressecados, sensíveis e apresentamos sintomas como vermelhidão, coceira, ardência, sensação de peso nas pálpebras e maior sensibilidade à luz. No artigo “3 dicas para amenizar os sintomas de cansaço visual” separamos orientações para você livrar os seus olhos desse incômodo. 

 

9 - Faça consultas regulares ao Oftalmologista 

 

A melhor maneira de cuidar da saúde dos olhos é visitar regularmente um médico Oftalmologista. Mesmo com todas as dicas acima, é com a ajuda do especialista que será possível evitar complicações na visão e diagnosticar problemas como a catarata, o glaucoma e os vícios de refração. Um médico qualificado, sério e responsável é essencial para que os seus olhos permaneçam saudáveis e a sua visão em perfeito estado.  

 

 

 

 

Cuide bem dos seus olhos. Conte com a UPO e marque a sua consulta. São 8 unidades em São Paulo e no ABC Paulista para melhor te atender.

 

Visite o nosso site e encontre a clínica mais perto de você: www.upo.com.br

 

 

Estamos te esperando.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E-book: Cirurgia Refrativa - O que é, quem pode fazer e como funciona

July 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo