Dor nos olhos: 6 doenças que causam esse incômodo

January 10, 2019

 

 

Provavelmente você já sentiu dor nos olhos. O desconforto pode ser o sintoma de um problema simples e temporário, mas também pode ser o primeiro sinal de que alguma coisa está errada com os nossos olhos. Foi pensando nisso que separamos 6 doenças que causam esse incômodo para você ficar atento e não hesitar em buscar ajuda especializada.

 

1 - Olhos secos


Também conhecido como Síndrome do Olho Seco, esse distúrbio causa desconforto ocular pela falta ou pela má qualidade da produção das lágrimas. Como resultado, os olhos ficam ressecados, sem lubrificação e sensíveis, ocasionando dor, irritação, ardência, vermelhidão e coceira. 

 

O ressecamento ocular pode acontecer por várias razões, como a exposição excessiva ao sol, ao ar-condicionado, a poluição, ao vento e à baixa umidade. Outros fatores como trabalhar muitas horas na frente do computador, o uso de lentes de contato, de medicamentos para acne, antidepressivos e diuréticos podem aumentar as chances do aparecimento da doença.

 

2 - Conjuntivite 

 

A conjuntivite é uma doença ocular muito comum durante todo ano e pode ser causada por alergias, bactérias e também por vírus, sendo este último altamente contagioso. O distúrbio afeta a conjuntiva - a membrana mucosa fina e transparente que recobre a parte branca dos olhos e a região interna da pálpebra - causando uma inflamação. Apesar de não ser grave, a doença é incômoda e pode ocasionar desconforto como dor, coceira, vermelhidão, inchaço e secreção. 


3 - Blefarite

 

A blefarite é normalmente causada por infestações de bactérias presentes na pele ou por acúmulo de gordura na pálpebra. A doença também é conhecida como “caspas nos cílios” e pode estar associada a alterações de pele como a dermatite seborreica. O excesso de sebo deixa toda a região dos olhos mais sensível e suscetível a processos inflamatórios.

 

O resultado é um grande incômodo nos olhos, com presença de coceira, irritação, vermelhidão, sensibilidade à luz, dor e sensação de areia nos olhos. Lacrimejamento e secreção que grudam os cílios também são alguns dos sintomas da blefarite. 

 

4 - Ceratite

 

A ceratite é uma doença que afeta a camada superficial da córnea, lesionando esta região. A doença pode ser causada por bactérias, fungos, produtos químicos, traumas na região dos olhos e também por vírus. A ceratite causa muita dor - normalmente de aparecimento súbito -, além de lacrimejamento, sensibilidade à luz e diminuição da visão. Quando não tratada corretamente a doença pode causar cegueira. 

 

​​​​

__________________________________

 

CLIQUE NO LINK E LEIA TAMBÉM NOSSOS E-BOOKS:

 

 

_________________________________________

 

 


5 - Uveíte

 

A uveíte é uma inflamação ocular que atinge a íris, o corpo ciliar, a coróide, podendo também atingir a retina, o nervo óptico e o corpo vítreo. A doença é causada por bactérias, fungos, protozoários e vírus, mas também pode ter causa autoimune. A principal característica da uveíte é a vermelhidão dos olhos, mas o problema também pode causar dor intensa, fotofobia, manchas escuras, visão embaçada e turva, e irregularidades na pupila.


6 - Glaucoma

 

O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, perdendo apenas para a catarata. A doença atinge o nervo óptico do olho e está associada ao aumento da pressão intraocular. Ela é causada por alterações no fluxo do líquido que preenche parte do órgão. O distúrbio vai lentamente degradando o nervo e matando as fibras até que a visão seja totalmente comprometida.

 

O perigo do glaucoma é o seu desenvolvimento lento e assintomático. Muitas pessoas só o percebem quando ele já está em estágio avançado. Porém, o caso mais grave da doença, o glaucoma de ângulo fechado, apresenta sinais que demandam atenção e urgência. Os principais sintomas são dor súbita nos olhos, vermelhidão, incômodo e inchaço ocular, além de náuseas e vômitos. 

 

O glaucoma é uma doença muito séria e por isso precisa de muito cuidado. Saiba mais sobre ela e proteja a sua visão da cegueira. Leia o e-book produzido pela UPO e tenha com você o Guia Completo Sobre o Glaucoma

 

 

Outras doenças não relacionadas com a visão como a dengue e a sinusite também podem causar dor nos olhos. Por isso é muito importante buscar ajuda de um médico Oftalmologista sempre que sentir algum desconforto ocular. Dores na região dos olhos podem ser doenças simples, mas também podem ser casos mais graves e complexos. 

 

Não deixe de visitar regularmente o Oftalmologista. Muitos distúrbios da visão podem ser evitados quando diagnosticados ainda no início. 

 

 

Marque a sua consulta na UPO. São 8 unidades em São Paulo e no ABC Paulista para melhor te atender.
 
Visite o nosso site e encontre a clínica mais perto de você: www.upo.com.br. 
Estamos te esperando.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E-book: Cirurgia Refrativa - O que é, quem pode fazer e como funciona

July 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes