6 formas de prevenir a catarata

July 1, 2019

 

A catarata é um distúrbio ocular que afeta o cristalino, deixando-o opaco. Essa estrutura é a responsável por formar a imagem, nos fazendo enxergar. Com a opacidade do cristalino vamos perdendo aos poucos a capacidade de ver o mundo. A catarata tem evolução lenta e gradual, até que a visão seja danificada permanentemente.

Com o aumento da expectativa de vida e do envelhecimento da população, a doença tem se tornado cada vez mais comum e hoje é responsável por 47% dos casos de cegueira no mundo. A doença pode ter basicamente duas causas: congênita e adquirida.

SMLXL

BLOG: Conheça os tipos de catarata mais comuns

 

O dia a dia de uma pessoa com catarata pode ser muito desconfortável quando a doença evolui. No início, o cristalino vai se tornando opaco de forma imperceptível. No entanto, em um estágio avançado, a estrutura converge os raios luminosos de forma difusa, afetando a nitidez da visão.

Como prevenir a catarata?

Separamos 6 dicas que ajudam a prevenir a catarata. Para isso, é preciso adotar alguns novos hábitos e promover mudanças em sua vida.

 
1 - Usar óculos de sol

A radiação solar interfere na proteção natural dos olhos, o que facilita o desenvolvimento da catarata e de outras doenças. Então, é recomendado utilizar óculos de sol em todas as estações do ano.

Lembre-se de que não basta as lentes serem escuras. Elas precisam também receber tratamento contra os raios UVA e UVB para serem seguras e eficazes.

2 - Mantenha uma alimentação nutritiva

Prevenir a catarata tem uma relação muito forte com a boa alimentação. Alimentos com alto teor nutritivo e com abundância de vitaminas C e E ajudam a prevenir a catarata. Além disso, antioxidantes como o ômega 3 protegem os olhos do envelhecimento celular natural.

3 - Evite o consumo de álcool e tabaco

Essas duas drogas comprometem a saúde dos seus olhos e podem causar a catarata. Elas interferem em todo o equilíbrio orgânico, inclusive contribuindo para o acúmulo de toxinas no corpo e o envelhecimento precoce das células.

O tabaco também prejudica a microcirculação sanguínea e impede que os nutrientes cheguem até as células da retina, comprometendo sua oxigenação e nutrição. Isso causa predisposição para a manifestação da degeneração da mácula.

4 - Tenha controle do Diabetes

Como a diabetes é uma das causadoras da catarata, mantenha-a sob controle se tiver a doença. Isso significa seguir à risca o tratamento recomendado pelo especialista e não deixar de fazer visitas regulares ao oftalmologista para acompanhar a saúde dos seus olhos.

Se você não tem diabetes, procure manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos para controlar o nível glicêmico. 

5 - Atenção com o uso de medicamentos

Caso você precise fazer um tratamento muito longo com medicamentos, procure conversar com seu médico oftalmologista. Ele poderá avaliar se a fórmula pode trazer algum problema para os seus olhos. Se houver o risco de lesão ou complicações, pergunte ao especialista sobre a possibilidade de substituir a substância por outra mais segura.

6 - Consulte seu oftalmologista regularmente

Como a catarata pode ser silenciosa e lenta, especialmente a senil, muitas vezes ela pode passar despercebida em seu início. Por isso, é importante visitar com frequência o oftalmologista para que ele possa avaliar a saúde dos seus olhos e proporcionar os diagnósticos precocemente.

Como saber se tenho catarata

O primeiro sinal de alerta quanto à presença da catarata é a visão borrada para ler, costurar e fazer outras atividades rotineiras. Sabe quando você está com os óculos embaçados e fica tudo um pouco mais difícil de ver? O início da catarata pode dar a mesma dificuldade para enxergar.

O importante no caso da catarata é buscar auxílio médico aos primeiros sintomas de que algo está errado na visão. Mas para te ajudar a ficar atento a esses sinais, escrevemos um artigo com 5 maneiras de saber se você tem catarata.

 

Marque a sua consulta na UPO. São 8 unidades em São Paulo e no ABC Paulista para melhor te atender.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E-book: Cirurgia Refrativa - O que é, quem pode fazer e como funciona

July 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo