Lentes de contato: 5 coisas que você nunca deve fazer

May 27, 2019

 Quem usa lentes de contato sabe dos benefícios e praticidades que elas trazem para o dia a dia. Teoricamente, elas são mais confortáveis do que os óculos pois não limitam o campo de visão, não embaçam nem correm o risco de cair e quebrar.

 

Mas nem tudo são flores na vida de quem usa lentes de contatos. Todos os dias, sem exceção, os usuários precisam enfrentar um ritual de limpeza e armazenamento cheio de cuidados. Caso não faça isso, será um erro gravíssimo, pois os maus cuidados com as lentes podem causar infecções, fungos e irritação nos olhos.

 

Para você ficar por dentro do que NÃO fazer com suas lentes de contato, separamos um top 5 de atitudes impraticáveis com esse material.

1 - Dormir com as lentes nos olhos

Lentes de contato devem ser retiradas obrigatoriamente antes de dormir. Se durante o dia, com os olhos abertos, elas já diminuem a oxigenação da córnea, imagine à noite com as pálpebras fechadas. Regra básica: NUNCA durma com as lentes de contato. Os nossos olhos precisam “respirar” e as lentes não podem exceder 16 horas de uso. Mais tempo que isso pode deixar os olhos vulneráveis.

2 - Não respeitar a data de validade

Nunca use as lentes por mais tempo do que o indicado pelo fabricante. Se você comprou as que duram 1 mês, utilize-as durante esse prazo. O mesmo para as diárias, com duração de 6 meses e as com validade de 1 ano. Depois da data de validade elas perdem a qualidade e, consequentemente, a eficácia.

3 - Esquecer-se de trocar o líquido de armazenamento

 

 

Se você é do tipo que usa lentes de contato apenas em ocasiões especiais, não pense que terá menos trabalho. Deixá-las mergulhadas por muito tempo na mesma solução reduz a eficácia do produto contra os micro-organismos. Mesmo quando estiverem fora de uso, o correto é fazer a higiene das lentes e a troca da solução a cada quatro dias. A quem recorre a elas esporadicamente, o mais recomendado hoje é lançar mão dos modelos de descarte diário.

4 - Passar maquiagem na parte interna dos olhos

Maquiagem só na parte externa dos cílios e nas pálpebras. Quando você passa algum produto na parte interna, pode entupir as glândulas lacrimais, explica. Isso pode resultar em inchaço e inflamação. Existe o risco de alguns produtos reduzirem a validade de suas lentes também.

5 - Guardar as lentes na água

Nada de limpar as lentes com soro fisiológico ou água. Pode ocorrer contaminação por uma ameba ou protozoário, por exemplo, e levar a uma infeção seríssima, com dor intensa nos olhos. Se o caso é uma emergência, o melhor mesmo é usar soro fisiológico, sendo o soro de ampola o recomendado, aquele de uso único. Isso por que o de um litro, que fica guardado na geladeira, não tem conservantes e pode contaminar.

 

Quando usadas de forma displicente, as lentes de contato podem acarretar graves consequências – inchaços na pálpebra, déficits de visão e, em casos extremos, até cegueira. Mesmo pessoas cuidadosas estão expostas a riscos. Temos que lembrar que as lentes interagem com a córnea o tempo todo. Por isso, mesmo que você não note problema algum, jamais abra mão da visita ao oftalmologista a cada seis meses, combinado?

 

Marque a sua consulta na UPO pelo whatsapp. São 8 unidades em São Paulo e no ABC Paulista para melhor te atender.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E-book: Cirurgia Refrativa - O que é, quem pode fazer e como funciona

July 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo