Teste do olhinho: não deixe seu filho sem ele

June 25, 2019

A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender, assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O Teste do Olhinho pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.

Seu filho deve fazer esse teste porque a criança, no início da vida, ainda não sabe manifestar o que pode estar acontecendo de errado com sua visão

 

. Como ela nunca enxergou de maneira diferente antes, ela não saberá detectar problemas de visão ao longo do seu desenvolvimento.

O que o teste do olhinho faz?

O teste do olhinho é um exame oftalmológico simples, que consiste na utilização de um feixe de luz para iluminar o olho do bebê, estimulando a produção de um reflexo vermelho natural no globo ocular. A produção desse reflexo, sem nenhum tipo de obstáculo ou formação de coloração branca, é sinal de que a criança apresenta uma visão saudável.

Quando fazer?

A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, vai encaminhar a criança para avaliação do oftalmologista.

Apesar de ser indicado para todos os bebês, o teste do olhinho é particularmente importante para os bebês que nasceram com microcefalia e também para os que as mães foram infectadas com o Zika vírus durante a gravidez, porque estes têm maiores chances de alterações da visão.

Qual a importância do exame?

O teste do olhinho é feito para ajudar a prevenir e diagnosticar doenças relacionadas com a saúde ocular, como a catarata congênita, o glaucoma, infecções, cegueira, retinoblastoma e outros quadros clínicos que podem ser desenvolvidos ainda na infância. Em muitas crianças essas doenças só são diagnosticadas em uma idade muito avançada, situação que dificulta o tratamento de qualquer um desses quadros clínicos, resultando em graves problemas de visão. A intenção do teste do olhinho é detectar precocemente os problemas para poder, quando necessário, começar o tratamento imediatamente.

Como agir com crianças que não fizeram o teste?

Se o seu filho não realizou esse teste durante os primeiros meses de sua vida, você também pode ajudar a diagnosticar problemas na visão da criança:

  • Observe as fotos que você tirou do seu filho. O olho da criança aparenta ter uma mancha branca? Se sim, leve a criança ao oftalmologista.

  • Converse com o pediatra do seu filho sobre a possibilidade de realizar um teste do olhinho na criança. Como é simples e indolor, provavelmente ele poderá fazer o teste rapidamente.

 

Realizar o teste do olhinho é mais uma forma de garantir uma infância saudável para seu filho e aumentar a sua tranquilidade com relação à saúde da criança. 

 

Visite regularmente o Oftalmologista e faça exames periódicos. Realizamos o Teste do Olhinho em São Paulo.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E-book: Cirurgia Refrativa - O que é, quem pode fazer e como funciona

July 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo