Como prevenir a cegueira: 4 dicas para proteger os seus olhos

April 10, 2018

 

 

A cegueira é um problema grave e, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1,2 milhões de brasileiros sofrem com a perda de visão. No entanto, felizmente a OMS também afirma que entre 60% e 80% dos casos a doença é tratável. Mas você sabe como se prevenir da cegueira?

 

Algumas doenças que causam cegueira como o glaucoma, a retinopatia diabética, a retinose pigmentar e a catarata podem ser diagnosticadas ainda no início. Quando identificadas precocemente, o recurso terapêutico é eficiente e pode reverter o quadro da perda de visão. 

 

Mas alguns cuidados e atitudes diárias e rotineiras podem proteger os seus olhos da cegueira e das doenças oculares que causam o distúrbio. Separamos algumas dicas para te ajudar a não ser mais um na estatística brasileira da perda de visão. 

 

Antes, porém, vamos te mostrar quais são os sintomas de que os seus olhos podem estar com problemas. 

 

Continue a leitura. 

 

Sintomas da perda de visão 

 

A visão pode ser prejudicada por vários fatores como o envelhecimento e doenças oculares como o glaucoma e a catarata. Fique atento a sintomas como:

 

  • Manchas no campo de visão; 

  • Dor súbita nos olhos; 

  • Visão embaçada;

  • Vermelhidão nos olhos; 

  • Redução gradual ou súbita do campo de visão;

  • Sensação de irritação nos olhos; 

  • Visão dupla, duas imagens ou imagens fantasmas. 


Como prevenir a cegueira 

 

Saber como prevenir a cegueira pode te ajudar a proteger os seus olhos, além de te auxiliar a perceber os sinais de que algo está errado. Anote essas 4 dicas e fique atento: 

 

1. Não fume

 

O cigarro é um vilão para a saúde de forma geral. Além de ser uma das principais causas do câncer de pulmão, o tabagismo também pode gerar a Degeneração Macular Relacionada à Idade. Esse distúrbio pode levar à cegueira e tem mais probabilidade de aparecer em fumantes e ex-fumantes. O cigarro também aumenta as chances do desenvolvimento da catarata. 

 

2. Siga uma alimentação equilibrada 

 

Você sabia que deficiências de vitaminas e minerais podem prejudicar o organismo de forma geral? E os olhos também são afetados. A retina, por exemplo, pode ter a sua função deteriorada. Por isso uma alimentação rica em vitaminas C e E, zinco, luteína e ômega 3 protege os olhos da cegueira.
 

CLIQUE NO LINK E LEIA TAMBÉM NOSSOS E-BOOKS:

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Proteja os olhos com equipamentos adequados 

 

Algumas atividades esportivas e profissionais podem ser arriscadas para os olhos. Por isso use equipamentos adequados em situações que exponham a saúde ocular a situações perigosas

 

4.  Faça exames e visitas regulares ao Oftalmologista 

 

A melhor maneira de prevenir a cegueira é visitar regularmente o Oftalmologista. É possível diagnosticar doenças oculares com exames simples, realizados no próprio consultório. 

 

Com essas atitudes simples e com cuidados diários, você protege os seus olhos e evita que a sua visão seja danificada para sempre. É importante lembrar que nenhuma dessas dicas substitui a consulta com um médico Oftalmologista. 

 

 

Marque a sua consulta na UPO. São 8 unidades em São Paulo e no ABC Paulista para melhor te atender.
 
Visite o nosso site e encontre a clínica mais perto de você: www.upo.com.br
 
 
Estamos te esperando.

 

 

 
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E-book: Cirurgia Refrativa - O que é, quem pode fazer e como funciona

July 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo