Diabetes e problemas de visão: doenças que precisam de atenção

March 28, 2018

 

 

O diabetes é uma doença que requer muito cuidado. Causada pela incapacidade do pâncreas em produzir insulina, ela faz com que a glicose aumente e, consequentemente, se eleve também a quantidade de açúcar no sangue. Quando não tratada e acompanhada corretamente, a doença pode causar complicações pelo corpo. Nesse artigo vamos abordar como o diabetes e problemas de visão são perigosos e precisam de atenção.  

É preciso primeiro entender que esses problemas acontecem porque o excesso de açúcar no organismo eleva a pressão sanguínea, tendo consequências também nos olhos. Algumas doenças podem surgir em decorrência do diabetes, por isso é tão importante ficar atento aos níveis de glicose e fazer o acompanhamento e tratamento correto.

 

 

Diabetes e problemas de visão

 

Como já falamos, o diabetes pode causar doenças em todo o corpo e os olhos não fogem dessa possibilidade. Para te ajudar, vamos listar os principais problemas de visão que surgem com a doença.

 

 

1. Retinopatia Diabética

 

A patologia ocular mais comum entre os diabéticos, a retinopatia acontece por uma alteração nos vasos sanguíneos que nutrem e irrigam a retina. O excesso de açúcar no sangue faz com esses vasos se fechem, causando hemorragias e cortando o oxigênio das células.

 

O perigo da retinopatia diabética é a sua evolução. Se não diagnosticada e tratada, a doença pode destruir a retina. Desse jeito o paciente perde a visão gradativamente, podendo levar à cegueira.

 

Os principais sintomas da doença são a perda de nitidez e distorção das imagens. Porém, algumas pessoas podem ter a disfunção sem apresentar sintomas. Por isso é importante visitar com frequência o médico Oftalmologista.

 

 

2. Edema Macular Diabético

 

Uma complicação da retinopatia diabética, o edema macular acontece quando os fluidos presentes nos vasos sanguíneos danificados começam a vazar. Como resultado, os olhos incham e a visão pode ficar turva, dupla e algumas manchas, como pontos pretos ou linhas na parte frontal dos olhos, podem aparecer.

 

 

3. Catarata

 

O diabetes também pode ajudar no desenvolvimento da catarata. Com a taxa elevada de glicose, o cristalino do olho – a lente natural do órgão – fica opaco e, gradativamente, a visão é afetada e fica embaçada. Apesar de tratada facilmente com procedimento cirúrgico, a catarata pode levar à cegueira, principalmente quando não diagnosticada e cuidada de forma adequada.

 

 

CLIQUE NO LINK E LEIA TAMBÉM NOSSOS E-BOOKS:

 

 

4. Glaucoma

 

Com a elevação da glicose no sangue e da pressão arterial, os nossos olhos também podem ser afetados. É o caso do glaucoma. Causada pelo aumento da pressão interna dos olhos, a doença provoca lesões no nervo ótico e pode levar à cegueira permanente. Alguns tratamentos podem controlar o glaucoma, mas é preciso que o paciente diabético não descuide da saúde ocular.

 

 

Todos esses problemas podem ser evitados com visitas regulares ao médico Oftalmologista e exames simples, como o de fundo de olho. É importante também que o paciente diabético esteja sempre com a glicose controlada para que doenças e complicações não apareçam e não causem danos permanentes à saúde.

 

 

 

 

Marque a sua consulta na UPO. São 8 unidades em São Paulo e no ABC Paulista para melhor te atender.

 

Visite o nosso site e encontre a clínica mais perto de você: www.upo.com.br

 

Estamos te esperando.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E-book: Cirurgia Refrativa - O que é, quem pode fazer e como funciona

July 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo