Você sabe o que é a Síndrome do Olho Seco?

August 6, 2018

 

 

Coceira intensa, vermelhidão, ardência, sensibilidade à luz, sensação de areia nos olhos. Você já sentiu algum ou todos esses sintomas? Eles podem ser sinal de uma doença comum, mas bem incômoda: a Síndrome do Olho Seco. Ela pode aparecer após eventos específicos, como depois de um dia inteiro em um ambiente com ar condicionado, por exemplo. Mas para algumas pessoas ela pode ser constante e muito desconfortável. Nesse artigo nós vamos te contar o que é a Síndrome do Olho Seco, suas causas, sintomas e também como é o tratamento desse distúrbio.

 

Continue a leitura e se informe.

 

O que é a Síndrome do Olho Seco?

 

A Síndrome do Olho Seco é uma doença que se caracteriza pela falta ou pela má qualidade da produção das lágrimas. Desse jeito os olhos ficam ressecados, sem lubrificação e sensíveis, ocasionando a tão incômoda irritação. A disfunção pode afetar um ou os dois olhos e aparecer em qualquer pessoa de qualquer idade.

 

Várias situações podem desencadear a Síndrome do Olho Seco como a exposição excessiva ao sol, ao ar-condicionado, a poluição, o vento e a baixa umidade. Outros fatores como trabalhar muitas horas na frente do computador, o uso de lentes de contato, de medicamentos para acne, antidepressivos e diuréticos podem aumentar as chances do aparecimento da doença.

 

A Síndrome do Olho Seco também é muito comum em mulheres na menopausa devido à alterações hormonais. O envelhecimento natural do corpo, doenças sistêmicas e autoimunes, além de males oftalmológicos, como modificações na córnea podem causar a doença. Por isso é importante ficar atento aos sintomas e fazer uma investigação completa para descobrir a fonte da doença.

 

CLIQUE NO LINK E LEIA TAMBÉM NOSSOS E-BOOKS:

 

Principais sintomas da Síndrome do Olho Seco

 

Como falamos no início deste artigo, os principais sintomas da Síndrome do Olho Seco são:

 

  • Vermelhidão e ardência nos olhos;

  • Coceira;

  • Irritação;

  • Visão turva;

  • Ardência;

  • Cansaço visual;

  • Sensação de areia nos olhos;

  • Desconforto ao utilizar lentes de contato;

  • Visão borrada;

  • Desconforto durante a leitura, ao ver televisão e ao usar o computador.

 

O relato dos sintomas ao médico Oftalmologista é muito importante para que haja o diagnóstico correto da doença. Alguns exames como o de Shrimer também podem ser usados para identificar o problema.  

 

O tratamento da Síndrome do Olho Seco é feito basicamente pelo uso de colírios receitados pelo médico. Esses líquidos funcionam como lágrimas artificiais e aliviam o desconforto, mantendo os olhos lubrificados.

 

É importante destacar que os colírios devem ser receitados pelo médico Oftalmologista. Quando utilizados de forma errada, esses produtos podem piorar a doença e não oferecer alívio aos sintomas

 

 

 

 

Cuide bem dos seus olhos. Conte com a UPO e marque a sua consulta. São 8 unidades em São Paulo e no ABC Paulista para melhor te atender.

 

Visite o nosso site e encontre a clínica mais perto de você: www.upo.com.br

 

Estamos te esperando.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E-book: Cirurgia Refrativa - O que é, quem pode fazer e como funciona

July 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo