O que são moscas volantes: conheça a doença e saiba quando buscar ajuda

December 4, 2018

 

 

Você já teve aquela sensação de ver pontos ou manchas escuras passeando na frente dos seus olhos? Elas são as moscas volantes. Esse distúrbio pode se manifestar como nuvens, rabiscos, teias de aranha ou mesmo pequenos pontinhos que se movimentam com os olhos. Mas você sabe como se desenvolvem e o que são moscas volantes?

 

Continue a leitura e se informe sobre esse problema aparentemente simples, mas que pode ser um sinal de outras complicações.

 

O que são moscas volantes?

 

As moscas volantes são pequenas irregularidades que acontecem no interior dos olhos. O distúrbio é caracterizada pela presença de manchas e pequenos pontos escuros que se movimentam no campo de visão. Elas também podem ter aspectos de cordões, fios e teias de aranha. Mas o que causa essas manchas que se movimentam?

 

Primeiro é preciso entender que as moscas volantes ocorrem dentro dos olhos, apesar da impressão de que os pontos estão passeando diante de nós. A doença é consequência do acúmulo de células dentro do corpo vítreo. Os pontos e manchas são, na verdade, sombras das células passando pela retina, resultado da projeção da luz no fundo dos olhos.

 

As moscas volantes podem ser percebidas quando se olha para o fundo claro - como paredes brancas ou céu muito azul, por exemplo.

 

O que causa as moscas volantes?

 

A doença é mais comum em pacientes a partir dos 45 anos. Isso acontece porque o envelhecimento natural do corpo faz com que o vítreo se degenere e é essa alteração a responsável pelo acúmulo de células nessa estrutura. Normalmente esse quadro não compromete a visão, mas outras situações também podem fazer com que as moscas volantes apareçam. É o caso do descolamento de retina.

 

Com o envelhecimento, o gel vítreo vai aos poucos se afastando da parede posterior dos olhos, causando o descolamento da retina. As moscas volantes são um dos sintomas da doença e por isso não devem ser negligenciadas. Para saber mais sobre esse distúrbio, leia o nosso artigo

Descolamento de retina: o que é, quais são os sintomas e fatores de risco”.

 

Além da população mais velha, as moscas volantes podem aparecer com mais frequência em pessoas que passaram por cirurgia de catarata, na retina ou já sofreram com inflamações severas nos olhos. Pessoas míopes também estão mais suscetíveis ao problema.

 

Apesar de um pouco incômodas, as moscas volantes não interferem na visão e na qualidade do que é enxergado. Porém, em alguns casos, as partículas podem bloquear a luz e gerar sombras na retina.

 

CLIQUE NO LINK E LEIA TAMBÉM NOSSOS E-BOOKS:

 

Quando buscar a ajuda de um Oftalmologista

 

Normalmente as moscas volantes não são sintomas de doenças e distúrbios graves da visão. Porém em alguns casos elas podem ser um sinal de problemas muito sérios e que precisam de muita atenção, como:

 

  • Rasgo na retina: a doença acontece quando há descolamento do vítreo e, como consequência, a adesão dele a algumas partes da retina. O resultado é a formação de um rasgo na região. Junto com as moscas volantes, essa condição também é caracterizada por flashes luminosos. Quando não tratada pode evoluir para o descolamento de retina;

  • Hemorragias na cavidade vítrea: comum em pacientes diabéticos, esse problema ocorre por causa da oclusão da veia da retina ou em casos de descolamento vítreo abrupto. O resultado é o sangramento na cavidade vítrea que se manifesta como manchas na visão;

  • Inflamação ocular: um dos sintomas das doenças inflamatórias da retina é o surgimento das moscas.

 

O importante, no entanto, é ficar atento ao surgimento repentino dessas manchas, ao aumento da quantidade de moscas volantes e ao aparecimento de flashes de luz. Esses sintomas podem ser o sinal de que você precisa procurar ajuda urgente de um médico oftalmologista. Os flashes luminosos, por exemplo, acontecem quando o vítreo traciona a retina e pode ser uma manifestação do processo de descolamento. Eles também podem indicar rasgos na retina. Todos esses quadros devem ser avaliados com rapidez pelo médico Oftalmologista.  

 

Quando as moscas volantes são causadas pelo envelhecimento natural do corpo, elas não possuem tratamento. Já nos casos onde o distúrbio é consequência de lesões na retina, o tratamento será indicado pelo Oftalmologista.

 

O mais importante é prestar atenção nos seus olhos e nas alterações que possam aparecer nesses órgãos tão importantes. Cuidar da saúde ocular é essencial para que a nossa visão fique protegida e em perfeito estado.

 

A melhor forma de fazer isso é visitando regularmente um médico Oftalmologista e buscando ajuda sempre que achar necessário.

 

 

Marque a sua consulta na UPO. São 8 unidades em São Paulo e no ABC Paulista para melhor te atender.

 

Visite o nosso site e encontre a clínica mais perto de você: www.upo.com.br.

 

Estamos te esperando.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E-book: Cirurgia Refrativa - O que é, quem pode fazer e como funciona

July 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes