Trocar o óculos: quando isso deve ser feito?

May 23, 2019

 

O óculos é companheiro do dia a dia, presente desde a hora de acordar até dormir. Tá certo que algumas pessoas colocam ele no rosto apenas em momentos oportunos, mas nem o uso intermitente dessa acessório vai te livrar da preocupação com a mudança dos graus da sua lente.

 

Sim, a receita de óculos de grau tem validade. Isso porque algumas condições tendem a progredir com o tempo e, muito provavelmente, você terá que trocar as lentes do seu óculos mais cedo ou mais tarde. Essa é uma situação completamente normal e não deve ser encarada com preocupação. No consultório, o médico vai avaliar a sua visão e entender exatamente qual é o seu quadro. Qualquer dúvida que você tiver, esse é o melhor profissional para solucioná-la.

Sinais que você deve prestar atenção antes de trocar o óculos

Um dos sinais é quando sentimos dores de cabeça e nos olhos, além de cansaço, sem que haja motivo aparente. Isso acontece por conta do esforço visual que fazemos para enxergar melhor.

Tais sintomas costumam aparecer quando realizamos atividades mais prolongadas, que exigem concentração, como a leitura. Lentes riscadas e com manchas também podem ser indícios de que a prescrição médica perdeu a validade. Já parou para pensar nisso?

Em situações de emergência, muitas pessoas recorrem aos óculos comercializados em farmácias, uma prática que não é recomendada pelos especialistas. É que, em geral, esses acessórios não têm os graus adequados nem a qualidade óptica das lentes confeccionadas em laboratórios.

Quanto mais velho, maior o grau dos meus óculos?

Não necessariamente. Mas com o avanço da idade, algumas mudanças podem acontecer, principalmente após os 40. A partir dessa idade, a ida ao consultório deve ocorrer com maior periodicidade, de acordo com recomendação médica. Nessa faixa, os exames precisam ser realizados no intervalo mínimo de um ano. Assim, doenças como a catarata, caso apareçam, serão tratadas precocemente, e as chances de cura serão grandes.

 

A periodicidade vai depender de muitos fatores, os quais devem ser avaliados pelo oftalmologista, a partir dos resultados de exames clínicos. Marque a sua consulta na UPO pelo whatsapp. São 8 unidades em São Paulo e no ABC Paulista para melhor te atender.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E-book: Cirurgia Refrativa - O que é, quem pode fazer e como funciona

July 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo